Laboratório de Lubrificação

O Laboratório de Lubrificação (LabLub) do curso de Engenharia Mecânica foi fundado no ano de 2014, pelo pesquisador Prof. Me. Paulo Roberto Campos Flexa Ribeiro Filho e um aluno de iniciação cientifica, Ighor Caetano, com o propósito de sanar a necessidade da Engenharia com relação aos estudos voltados para o desenvolvimento na lubrificação e perda de carga.

Sua localização está sediada no Núcleo Tecnológico de Engenharia (NUTENGE). Atualmente, o laboratório dispõe de uma equipe composta pelo coordenador Prof. Me. Paulo Flexa, um aluno do mestrado em engenharia de computação e seis alunos da graduação dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Todos os alunos são bolsistas de programas de pesquisa (PIBITI, PIBIC e PIVIC) ou extensão (PIBEX), que tem como objetivo realizar trabalhos inovadores que almejam alcançar resultados que levarão o nome do nosso Estado para eventos nacionais e internacionais.

Figura 1 – Vista da frontal do LABLUB

As consequências dos trabalhos da equipe já podem ser medidas, a começar pelo reconhecimento da FAPEMA ao disponibilizar auxilio para custear o projeto da construção de uma bancada de perda de carga (Fig. 2), possibilitando a criação de bolsas, como a “Avaliação da técnica de “core anullar flow” em escoamento de fluidos de alta viscosidade” e o “Estudo de perda de cargas em trechos retos, curvas e acessórios”, além de financiar a implementação do Laboratório de Lubrificação com um aporte de R$ 32.000,00 em recursos fomentados.

Figura 2 – Bancada de perda de carga e “core annular flow” que está em construção no laboratório

Outra consequência relevante são as sete publicações de artigos em anais de congressos, uma em periódico, outra em revista (qualis B3), uma consultoria prestada para a empresa VALE e um pedido de patente em andamento.

O  Laboratório de Lubrificação está equipado com equipamentos: viscosímetro rotacional, viscosímetro copo de Ford, viscosímetro de Stokes, agitador magnético, balança de precisão, centrifuga, agitador mecânico, vaso de Cleveland, rugosímetro, bancada de ensaio de lubrificantes em sistema aberto, bancada de ensaio de lubrificantes em sistema fechado e bancada de ensaio de lubrificação em correntes de transmissão, bancada para ensaio de perda de carga e estudo de “Core AnnularFlow”.

O objetivo desse laboratório é compreender as características físicas e de desempenho de lubrificantes, além da realização de pesquisa no desenvolvimento de biolubrificantes.

As imagens abaixo mostram a estrutura atual do Laboratório de Lubrificação da UEMA (LABLUB):

 

Figura 3 – (a), (b) e (c) Equipamentos do LABLUB

(a)

(b) 

(c)