Zeus AeroDesign

Quem somos?

A equipe Zeus, desde 2006, faz parte dos seis projetos integradores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão. A Zeus tem como objetivo principal projetar e construir uma aeronave de carga para competição SAE Brasil Aerodesign.

Figura 1 – Logomarca

Todo ano a equipe encara o desafio de projetar uma aeronave estável, segura e competitiva, dentro das restrições da competição, de acordo com o regulamento do ano, com o objetivo de obter uma melhor colocação.

Competição SAE Brasil Aerodesign

Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Fonte:  (http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/sae-brasil-aerodesign)

Na etapa de relatório da competição são exigidos, para avaliação, 7 relatórios de projeto. Logo, a equipe é dividida nas seguintes áreas de projeto:

Integração: Pensa em como vai ser a aeronave desde a sua concepção até o seu estágio final, responsável por determinar qual o estilo de aeronave que será projetada por toda a equipe.

Aerodinâmica: Com certeza você já se perguntou como uma aeronave alcança voo e como ela se mantém no ar. Nesse sentido, a aerodinâmica estuda essas forças atuantes e a maneira como as mesmas se relacionam em uma aeronave para que o voo seja realizado.

Estruturas e ensaios estruturais: As estruturas e ensaios estruturais, é a área responsável pelo dimensionamento da aeronave, principalmente na parte de espessuras, para que se possa se entender todos os tipos de esforços que a mesma irá sofrer durante o voo, a corrida e o pouso.

Desempenho: Analisa o proceder da execução da aeronave ao decorrer da sua missão, e fornece dados como, previsão de carga paga, previsões de velocidades, desempenho do motor, da hélice, entre outros componentes da aeronave.

Estabilidade e Controle: Analisa as possibilidades da aeronave de voltar a sua posição contínua, após uma instabilidade durante o voo. Ademais, também determina o dimensionamento das superfícies de controle (Ailerons, profundor e leme).

Cargas e aeroelasticidade: Durante o voo existem forças que atuam sobre a aeronave e geram carregamento sobre ela, dessa forma são passados todos os dados para que a equipe consiga dimensionar de maneira eficiente a aeronave. E a aeroelasticidade estuda os fenômenos aeroelásticos que podem ocorrer na aeronave e com isso prevenir futuros incidentes.

Projeto Elétrico: A principal função desse sistema, se adequa a geração, controle e distribuição de energia elétrica para toda a aeronave. De maneira fundamental a responsabilidade da área é dimensionar servos (movimentar superfícies móveis) e baterias que juntos levam segurança e confiabilidade à aeronave.

Plantas: É responsável por desenhar todos os componentes da aeronave para que depois a mesma possa ser construída de maneira que possa realizar todos os procedimentos possíveis garantido que o que foi projetado seja realmente efetivado.

Aeronaves

Anualmente, a equipe Zeus, de acordo com as restrições da competição e do regulamento anual, encara o desafio de projetar uma aeronave estável, segura e competitiva, com o objetivo de obter uma melhor colocação.

Para a construção da nossa aeronave, a equipe faz uso de materiais compósitos de alta resistência como fibra de carbono para estruturas, e materiais leves para conformação da aeronave, como madeira balsa. Já a propulsão é feita a partir de motor especificado no regulamento da competição, e por este motivo é um dos poucos componentes da aeronave não projetado pelos integrantes da equipe. Por fim, o sistema elétrico para comando da aeronave é dimensionado de acordo com o projeto de cada ano, sendo necessário o uso de servos e componentes para comunicação com o rádio do piloto.

Figura 1 – Aeronave Athos (2011)

Figura 2 – Aeronave Gênesis (2012)

Conquistas

 2008 A Equipe Zeus leva o nome da UEMA a participar pela 4ª vez da competição. Com o Z-01, pesando 7,5 kg, obteve a 56ª colocação, na 10ª edição da competição sem realizar voos.
2009 Nesse ano a Equipe Zeus, fez seu primeiro voo carregando 3,8 kg com o projeto Z-02, que pesava 5,3 kg, e obteve a 55ª colocação, na 11ª edição da competição.

 

2010 No ano de 2010 a Equipe Zeus contava com uma aeronave de 4,7 kg, que carregou 5,1 kg, marcando o início dos projetos mais leves que o peso carregado. Classificada em 34º lugar e alcançando o resultado de melhor Equipe do Nordeste
2011 Em 2011 a Equipe Zeus com o projeto Athos, de 3,6 kg de peso vazio e 7,7 kg de carga, conseguiu ser a melhor equipe norte-nordeste e, além disso, recebeu a menção honrosa de 1º lugar em menor tempo de retirada de carga. Na pontuação geral de 73 equipes inscritas, conseguiu o 17° lugar.
2012 Com a aeronave Gênesis, de 3,1 kg, ficando entre as 30 melhores colocações na competição, carregando 7,8 kg.
2013 O Projeto Porthos, resultado dos estudos de 2013, contava com peso vazio de 2,250 Kg e carregou 6,180 Kg na competição em São José dos Campos. Obteve 134,5 pontos em relatório e consta no histórico da Equipe como uma das melhores aeronaves em quesitos de construção e eficiência.
2015 com a aeronave Xkão, em homenagem ao professor Francisco Dias, o Chicão, grande colaborador do projeto, que veio a falecer no início daquele ano, a equipe quebrou todos os records de sua história.
2016 Com projeto Athenas que a vazio pesava 2,2 kg com uma capacidade de voo de 12 kg. Como resultado de um ano dedicado à inovação do projeto a equipe obteve a 24ª colocação de 60 equipes participantes na classe regular.
2017 Em 2017, a equipe projetou a aeronave Hércules, do qual, vazia, pesava 2,51 kg e possuía uma capacidade de voo de 8,95 kg. Nessa competição, mediante a todo o trabalho empregado pelos integrantes, a equipe conseguiu subir de posição, indo para 13ª colocação
 

2018

Com o Hércules – C05, a equipe conseguiu subir uma posição, indo para 12º colocado. Para isso, a aeronave teve uma capacidade de carregar até 10,42 kg, onde ela vazia, pesava 2,67kg.
 

2019

Em 2019, a aeronave Plano A fez um feito e tanto levando a equipe para 7ª colocação, marca inédita alcançada, fruto dos esforços ao longo do ano pelos integrantes. Nesse projeto, o peso da aeronave vazia era de 2,78 kg podendo carregar até 10,21 kg.

Integrantes da equipe que compõem a classe regular

Antônio Sergio Capitão; Diretor de Aerodinâmica; Diretor de Integração e Diretor de Plantas
Willan de Vasconcelos Diretor de Estabilidade e Controle
Lucas Ruan Diretor de Cargas
Rana Correia Diretora de Aeroelasticidade
Luiz Felipe Diretor de Estrutura e projetos estruturais
Flávia do Nascimento Diretora de Desempenho
Rayssa Costa Diretora de Desempenho
Luís Gustavo Diretor de Projeto Elétrico
Ingryd Valéria Diretora de Marketing;

Aerodinâmica; Integração

Sara Yasmyn Aeroelasticidade; Estruturas
Camile Gisele Projeto elétrico; Desempenho
Luis Gustavo Cargas e Estabilidade
Pedro Ivo Estruturas; Plantas
Paulo Victor Estabilidade

 

Figura 1 – Prof. Me. Flavio Nunes (Orientador da equipe)

Figura 2 – Antonio Sergio (Capitão da equipe Zeus)

Aeronaves e competições de maiores destaques

Figura 1 – Aeronave Xkão, 2015:

Figura 2 – Aeronave e equipe de 2018:

Figura 3 – Aeronave plano A, 2019:

Figura 4 – Aeronave Hércules e equipe de 2017:

Redes sociais da equipe

Instagram: (https://www.instagram.com/equipezeusma/)

Canal no youtube: (https://www.youtube.com/channel/UCrdxRv6bdU8zn_ZvBGQPQFA)

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