Bumba Meu Baja

Em 2001 foi criado na Universidade Estadual do Maranhão, por um grupo de alunos do curso de Engenharia Mecânica orientados pelo Professor Francisco das Chagas Magalhaes Rodrigues, a Equipe Samará (ver figuras 1, 2 e 3) cujo propósito era proporcionar o pioneirismo ao estado do Maranhão em participar de competições de mini bajas que já ocorriam desde 1976 nos Estados Unidos e em território nacional desde 1995 com o título Projeto Baja SAE BRASIL. O Professor Adail Barros Filho, foi o primeiro docente a discorrer sobre as ideias e tecnologias do projeto minibaja numa reunião do departamento de Engenharia Mecânica e Produção (DEMECP) e de lá foi criada a equipe e devidamente regulamentada.

Figura1 – Primeiro veículo projetado e fabricado pela Equipe Samará

Figura 2 – Carro da equipe Samará em pista para competir no Autódromo de Interlagos – SP

Figura 3 – Equipe Samará

O primeiro capitão do projeto foi o aluno de Engenharia Mecânica Franco Jefferds dos Santos Silva até quando em 2003 o projeto veio a ser desativado na instituição sendo somente reiniciado no ano de 2012 por uma turma de calouros de Engenharia Mecânica.

Nesse contexto de reativação do projeto ocorreu uma nova seleção entre possíveis nomes para o projeto, sendo vitorioso em votação interna da equipe o nome Bumba Meu Baja proposto pelo aluno Rodrigo Costa Barros, que na época era membro da equipe e esse título se mantém preservado até hoje.

Na figura abaixo é visto a Equipe Bumba Meu Baja em sua primeira competição com veículo fabricado.

Figura 4 – Equipe Bumba Meu Baja em sua primeira competição com veículo

Para auxiliar no desenvolvimento do projeto os alunos solicitaram e foram agraciados com a aceitação da Prof.ª Me. Maria Amália Trindade de Castro (ver Figura 5), professora do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção, para o cargo de orientadora do grupo sendo a mesma ex-participante da Equipe Samará. A mesma ocupa essa função com total competência, carinho e dedicação até hoje na Equipe.

Figura 5 – Prof.ª Me. Maria Amália Trindade de Castro

(Professora Orientadora)

Em 2017 houve a incorporação do professor Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira (ver Figura 6) na função de Coorientador do projeto para auxiliar ainda mais ao atendimento aos alunos em suas diversas necessidades possíveis de serem atendidas por docentes da instituição.

Figura 6 – Prof. Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira

(Professor Coorientador)

A primeira competição da Equipe Bumba Meu Baja ocorreu em 2012, limitada apenas a defesa de projeto, mas que proporcionou um excelente resultado ao grupo refletido na aquisição da premiação de espírito de Equipe.

A segunda competição ocorreu em 2013 na etapa Nacional de Baja SAE BRASIL.

Segue no quadro abaixo a relação dos alunos que já foram capitães das Equipes de Baja da Universidade Estadual do Maranhão.

Quadro 1 – Capitães da Equipe de Baja da UEMA

A Equipe Bumba Meu Baja está dividida em Coordenações, estratégia essa praticada pelas equipes com finalidade de facilitar a organização e cumprimento das tarefas envolvidas no projeto e fabricação do veículo.

As atuais coordenações do projeto são:

Powertrain

Suspensão

Eletrônica

Direção

Freio

Chassi

Gestão

AeroDesign

Segue abaixo a lista atualizada dos integrantes do Bumba Meu Baja e suas respectivas atribuições na mesma bem como na figura 7 o atual capitão da Equipe e na figura 8 a Equipe Atual.

 

Quadro 2 – Relação atual de integrantes da Equipe Bumba Meu Baja

Figura 7 – Eduardo Augusto Viana Fontinelle

(Capitão da Equipe Bumba Meu Baja)

(a)

(b)

Figura 8 – (a) e (b) Equipe Bumba Meu Baja atual e seus estagiários

A ficha técnica do último veículo da equipe é apresentada abaixo.

Quadro 3 – Ficha técnica do protótipo 2017

 

O que é

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos!

Fonte:

(http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil)

 

A competição

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Fonte:

(http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil)

 

Por que participar

O Baja oferece aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a contribuir em sua preparação para o mercado de trabalho. Além disso, as equipes vencedoras terão a oportunidade de viajar e mostrar seu projeto a profissionais estrangeiros na competição internacional, nos Estados Unidos.

 

Fonte:

(http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil)